Saiba como fazer a sua empresa se comunicar com os jovens atualmente! Atualmente nós vivemos em um mundo repleto de informações que são lançadas a todo momento nas redes sociais, sites, blogs e revistas online.
sua moldura aqui

Atualmente nós vivemos em um mundo repleto de informações que são lançadas a todo momento nas redes sociais, sites, blogs e revistas online. Captar a atenção de uma geração como a “Y”, é uma tarefa que exige um esforço e dedicação diferente das demais, se não houver algo que fale diretamente com o público, que não tenha a linguagem correta e não sejam no lugar ideal, sem dúvidas os esforços vão ser por água abaixo.

Para conquistar a atenção desse público é necessário que você basicamente entre no mundo deles, fale como eles e esteja bem “ligado” com as atualidades que acontecem na internet. Então, vamos conhecer algumas dicas para ajudar você e a sua empresa a se comunicarem melhor com os jovens da internet.

O “papo” tem que ser direto

Em muito dos casos os adolescentes não têm muita paciência para esperar ou perdem o interesse muito rápido para algumas coisas, então a mensagem que a sua empresa deseja passar deve ser extremamente clara e que capte exatamente o que aquele “público-alvo” gostaria de ver, ler ou ouvir. Evite as formalidades, isso não é coisa para esse tipo de público, a linguagem deve ser jovial, leve e bem atualizada com o momento. Um detalhe bem importante também é o tamanho das mensagens, evite textos grandes demais, o pouco é o melhor caminho para “pescar” os jovens através das redes.

Humor é sempre bom!

Quem é que não gosta de dar uma bela risada na internet? Com certeza muita gente aqui gosta não é mesmo!? Essa geração é basicamente um sinônimo claro de dinamismo, ou seja, as coisas que seguem os padrões “politicamente corretos” não fazem o tipo deles no quesito atenção. O uso do humor e um tom mais descontraído é basicamente um “arroz com feijão” para dar certo, além do mais que ações como essas geram um engajamento extremamente positivo nas redes sociais. Conteúdos como estes podem até se tornar um viral da internet, fazendo com que outras pessoas compartilhem a sua ideia e garanta mais visibilidade para o seu negócio.

Inovação é um ingrediente que não pode faltar

Trabalhar com o “mais do mesmo” acaba se tornando cansativo e repetitivo aos olhos do público, isso ocasiona o desinteresse completo do cliente pela marca. Inovar as formas de comunicação é uma maneira de ganhar o olhar do seu público com outros meios. As empresas podem utilizar de formas como vídeos, GIF’s e memes podem ser extremamente úteis para o engajamento das empresas através das mídias sociais.

Preocupação e apoio a causas sociais

Uma forma muito curiosa e interessante que cativa e nutre o interesse desse tipo de público é a preocupação e apoio a causas sociais que estamos vivendo atualmente. Algumas empresas apoiam causas LGBT, movimentos de proteção ao meio ambiente e causas que apoiam os direitos dos cidadãos brasileiros. A forma que isso será apresentado deve ser trabalhada com muita atenção para que não haja nenhum desentendimento que prejudique a sua empresa, mas é muito valido falar sobre coisas tão importantes dentro de nossa sociedade e que gera a atenção dos jovens do nosso país.

Conheça bem os memes e bordões utilizados pelos jovens

Okay, a gente sabe que existem muitas linguagens que os jovens utilizam nas redes sociais que nós desconhecemos e sequer ousamos tentar entender, mas para as empresas que querem conquistar esse nixo de mercado de forma direta e com um tipo de comunicação mais leve, a melhor forma é conhecendo o que eles falam. Separamos alguns dos bordões mais utilizados pelos jovens na internet e colocamos os significados ao lado rs, dá uma olhadinha se você conhece algum desses:

° “Que tiro foi esse?” – Sem dúvida um dos bordões que mais fez sucesso na internet foi este, graças a música da cantora “Jojo Toddynho” o bordão foi usado por grandes marcas, como o MC’Donalds. Geralmente os adolescentes utilizam a frase para expressar algo que é realmente incrível, lindo e único.

° “Não me arrasa não!” – Engraçado e bem comentada pelos jovens, esta frase é usada geralmente quando acontece algo muito chocante e a pessoa é criticada negativamente por isso.

° “Crush” – Esse é uma febre do momento, os jovens chamam as pessoas que estão apaixonados de crush, é uma forma carinhosa de representar alguém você sente afeto.

° “@” – A gente as vezes desacredita, mas é real! O “@” tem uma certa semelhança com o significado “crush”, então eles basicamente são a mesma forma de representar a pessoa em que sentimos uma atração.

° “Que Hino” – Esse termo é muito usado para descrever algo que não existe melhor, como se fosse simplesmente perfeito! Rsrs por exemplo: “Essa pizza está um hino!”

° “Embuste” – Sabe aquele rapaz ou mocinha que a gente já gostou um dia e eles só faziam mal para nós? Pois bem, os adolescentes chamam pessoas assim de embustes rs significa que é uma pessoa que é ruim de certo modo.

° “Pistola” – Os jovens usam muito isso quando estão bravos ou chateados com algo.

° “Não tenho paciência para quem tá começando!” – Até hoje esse é um meme muito usado pela internet, no programa “vídeo Show” a atriz Suzana Vieira usou essa frase para uma apresentadora, o que fez o momento se tornar um meme sem igual nas redes.

° “Queria estar Morta” – Esse termo assusta muita gente que não está acostumado com a linguagem virtual, mas calma que não significa que a pessoa queria realmente estar morta! Essa frase é usada quando os jovens estão em uma situação bem tediosa e chata.

Esses são bordões muito usado entre o público da geração “Y”, claro que a sua
empresa não é obrigada a utilizar termos como este, tudo vai depender da forma de comunicação, estratégia e o que a empresa deseja transmitir. Existem empresas como o “Netflix” que utilizam fortemente dessa linguagem, por ser uma empresa com um tom de voz mais jovial, eles trabalham fortemente com essa linguagem e muitas vezes levam o público a loucura com os comentários, publicações e afins! A comunicação muda a cada instante, identificar essas mudanças e buscar tornar a sua empresa parte delas é uma boa tática para se manter atualizado no mercado e garantindo oportunidades de novos clientes e adoradores da sua marca ou empresa.

FAÇA UMA CONSULTORIA GRATUITA
Marketing Digital para seu negócio
Localização
Al. Madeira, 162 - Sala 207 Alphaville Industrial Barueri/SP CEP: 06454-010 Tel.: (11) 2865-1794 E-mail: publicon@publicon.com.br
Newsletter
×
Olá, em que posso ajudar?