Aprenda a usar o e-mail marketing como uma ferramenta de venda

Você já deve ter recebido algum e-mail marketing, não é mesmo? Essa ferramenta é bastante utilizada pelas empresas devido ao retorno que ela traz e pelo custo baixo — principalmente quando comparada a outras formas de vender, como algumas campanhas publicitárias. 

No entanto, quando o e-mail marketing não obedece a uma estratégia bem definida, ele pode gerar o efeito contrário para o negócio, prejudicando a marca e afugentando o público. 

Para que isso não aconteça com o seu empreendimento, decidimos publicar este artigo. Então, boa leitura!

Criando sua lista de contatos

Um erro muito comum dos empresários que subestimam o marketing digital é tentar viralizar a qualquer custo. Isso significa que é comum que empresas disparem para listas com milhares de endereços, apenas porque querem atingir números fabulosos. 

Se esse for o seu caso, pare imediatamente com isso! As mensagens devem ser enviadas para pessoas que demonstraram interesse em recebê-las — caso contrário, elas vão diretamente para o lixo eletrônico, ou pior: para a caixa de spam. 

A sua lista de contatos deve ser gerada usando as outras ferramentas de marketing disponíveis, como o marketing de conteúdo e as redes sociais. 

Faça conteúdo adaptado ao seu público

A estratégia de conteúdo de uma empresa é fundamental para que ela gere leads qualificados. Não basta mandar mensagens que não digam nada de interessante. O e-mail marketing precisa dar a impressão de ter sido escrito para o leitor, em um tom pessoal. 

A única maneira de acertar nessa mensagem é analisando o comportamento do seu cliente em seu site, cruzando esses dados com as métricas das redes sociais etc. “Analisar dados” é o lema de quem quer ter sucesso com marketing digital. 

Respeite as características de um e-mail marketing 

Talvez essa dica possa parecer boba, mas se você der uma olhada em sua caixa de entrada, vai notar que muitas empresas confundem e-mails com posts de redes sociais ou blogs. Cada plataforma exige uma estrutura textual diferente. No caso dos e-mails é necessário que eles sejam leves, por isso, use um template. 

Saiba o que mandar

Se você está ansioso, pensando quais devem ser os temas das mensagens, aqui vai uma dica: atualize o seu cliente sobre as novidades da sua marca, como lançamentos de produtos. Ademais, você pode recorrer à curadoria de conteúdo, mandando para ele uma lista de posts bacanas do seu blog e que ele ainda não leu. 

Quando as taxas de e-mail demonstrarem que ele está interessado em fechar negócio, você pode mandar cupons de descontos ou avisos de ofertas, por exemplo. 

Quem diria que uma das primeiras maneiras de se comunicar pela internet permaneceria tão útil em plena a era das redes sociais, não é verdade? No marketing digital, nenhuma forma de comunicação pode ser menosprezada. Todas devem fazer parte de um único objetivo: melhorar os resultados da empresa. 

Aliás, se você ainda tem dúvidas com relação ao marketing digital, fique à vontade para conversar com a nossa equipe! Será um prazer mostrar como as ferramentas digitais podem ajudar a sua marca a crescer!

© 2019 Public Online Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados

Certificado e associado:

Olá!
Posso te ajudar?
Powered by