Atendimento por WhatsApp: 4 dicas para ter sucesso

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação poderosa, pois ela reduziu os custos de envio de mensagens e ligações, além de ajudar a popularizar as videochamadas. Sabendo disso, muitos negócios decidiram investir no atendimento  por WhatsApp.

Contudo, por ainda ser uma estratégia nova, o empreendedor precisa ficar atento para não cometer erros que prejudiquem a sua imagem.

Para ajudá-lo a entender o que deve ser feito, nós resolvemos escrever este artigo. Então, leia e aprenda a usar o WhatsApp para melhorar o seu atendimento.

1. Foque no atendimento por WhatsApp

Muitas empresas se empolgam com essa possibilidade de comunicação e cometem um erro básico: não decidem se usarão o WhatsApp para vender ou para atender o cliente.

De início, você pode imaginar que essa definição não é importante, mas, acredite, ela facilitará o trabalho da sua equipe, já que ela precisará focar em apenas uma estratégia de atendimento.

Ademais, isso evitará que o seu freguês fique irritado com as suas abordagens. Por exemplo: ele teve uma dúvida respondida pelo aplicativo, mas bloqueou a sua marca quando ela, sem avisar, mandou a ele uma oferta de produto.

2. Estabeleça uma comunicação adequada ao realizar atendimento por WhatsApp

As mensagens devem ser feitas considerando o público-alvo. Algumas pessoas são mais conservadoras e detestam gírias, já os jovens não se importam com uma linguagem mais despojada.

Além disso, o desconhecimento sobre o seu cliente pode fazer o seu negócio pagar alguns micos. Imagine compartilhar um meme com o leitor e ele simplesmente não fazer ideia do que se trata?

3. Só envie promoções se ele permitir

Você pode criar listas de transmissões no WhatsApp para compartilhar as novidades da sua empresa — uma estratégia bem mais interessante do que criar grupos.

Todavia, só inclua os números dos clientes que demonstrarem que querem receber essas informações. Caso contrário, sua mensagem pode ser considerada SPAM.

4. Utilize o WhatsApp Business

Os desenvolvedores do WhatsApp criaram uma versão Business para os empresários. É recomendado que você utilize esse aplicativo, pois ele oferece recursos que facilitarão o seu dia a dia.

Um deles é poder incluir informações, como a localização da empresa e telefones de contato, criar respostas automáticas que facilitarão o atendimento inicial, definir o horário de atendimento, entre outras.

Isso pode ajudá-lo a criar um atendimento por WhatsApp mais organizado, uma vez que esse aplicativo acaba transmitindo uma imagem de informalidade que nem sempre pode ser interessante.

Por exemplo: o consumidor pode acreditar que existe uma pessoa para atendê-lo 24 horas por dia.

Como vimos, o atendimento por WhatsApp é possível, desde que o seu negócio se organize para realizá-lo adequadamente.  

Nós, da Public Online, podemos ajudá-lo a resolver as questões relacionadas ao marketing digital da sua empresa. Por isso, converse com a nossa equipe. Nossa agência atua há anos nesse mercado — além de sermos parceiros do Google.

 

© 2019 Public Online Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados

Certificado e associado:

Olá!
Posso te ajudar?
Powered by