Atendimento via WhatsApp: aprenda o que é e como fazer!

Os números do WhatsApp surpreendem. O aplicativo de mensagens tem mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil. Ao redor do mundo, esse número ultrapassa a marca de 1 bilhão de pessoas. Sendo assim, já está na hora das empresas começarem a pensar no atendimento via WhatsApp.

O problema é que essa plataforma gera muitas perguntas, pois ela é muito diferente das outras redes sociais.

Se você tem dúvidas sobre o tema, recomendamos a leitura deste artigo, pois ele pode ajudá-lo.

Por que fazer atendimento via WhatsApp?

Além do grande número de usuários, existem outras justificativas para usar o aplicativo para atender os clientes. A primeira delas é a economia com telefonia.

Os usuários gostam desse app porque ele não cobra por mensagem enviada ou minuto de ligação, como uma operadora de telefonia ou mesmo outros aplicativos (Skype, por exemplo). Essa mesma economia pode beneficiar o seu negócio, ajudando sua empresa a reduzir gastos.

Aproximação com um público mais jovem

Se antigamente os jovens gostavam de ficar horas no telefone, hoje, os adolescentes detestam conversar desse jeito. As gerações mais novas já nasceram digitando suas mensagens. Entender isso pode ajudar a sua marca a se comunicar de forma correta com esse público.

Atendimento mais pessoal

Ligar em um SAC é uma ação burocrática, percebida como algo pouco pessoal. No entanto, enviar uma mensagem por WhatsApp pode passar uma imagem moderna ao cliente, como se a empresa prestasse um atendimento personalizado.

Como fazer atendimento via WhatsApp?

O atendimento via WhatsApp exige um planejamento, afinal de contas, trata-se de uma nova estratégia de comunicação. O primeiro passo é estabelecer o tom que será usado pelos seus atendentes.

As conversas poderão usar gírias? Como o atendente deve agir caso seja ofendido? Pode enviar áudio? É muito importante responder essas perguntas antes de começar a atender.

Crie regras

Além disso, o cliente precisa saber quais são as regras desse atendimento, como o horário em que ele poderá entrar em contato com a empresa e quais os serviços que poderão ser realizados pelo aplicativo. Tudo isso pode ser esclarecido em uma mensagem no status.

Automatize o atendimento

É possível esclarecer uma série de informações usando softwares de resposta automática. Esses programas utilizam Inteligência Artificial (AI) e conseguem responder as pessoas de forma adequada – ou encaminhá-las ao atendente humano, se necessário.

Programe o “Siga-me”

E se o cliente tiver a ideia de telefonar para o número de WhatsApp? Bem, nesse caso, programe a linha telefônica para direcionar a ligação para outro número da empresa.

Como vimos, o atendimento via WhatsApp pode tornar a sua convivência com o consumidor muito mais prática e amigável.

Gostou dessas dicas? Então, curta nossa página no Facebook para não perder o próximo post!

© 2019 Public Online Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados

Certificado e associado:

Olá!
Posso te ajudar?
Powered by