Datas Sazonais: entenda como aproveitá-las para vender mais!

Basta olhar para o calendário que lá estão elas: as datas sazonais. São feriados, eventos temáticos, períodos de férias e até estações do ano. Mais do que eventos que homenageiam alguém, ou marcam a passagem do tempo, essas datas podem ser grandes oportunidades de negócios. 

Aliás, isso é tão verdadeiro que neste ano, o Governo Federal criou a Semana do Brasil. A ideia é que, no mês de setembro, os lojistas ofereçam descontos aos seus clientes, inspirados pelo feriado de Independência. 

Contudo, nem todo empresário sabe como aproveitar as datas sazonais a seu favor. Para ajudá-lo a entender melhor esse tema, publicamos este artigo. Então, continue conosco!

Entenda quais datas sazonais são importantes para o seu público

Uma loja de roupas femininas pode marcar duas datas no seu calendário: o dia das mães e dia da mulher. No entanto, podemos ir além, criando conteúdos para o dia da avó (26/07), dia dos namorados, natal e até dia das crianças, caso a empresa venda roupas infantis. 

Nesse sentido, seria lógico criar uma campanha de marketing voltada ao dia dos pais? Por isso, antes de direcionar seus esforços criando campanhas para aproveitar o buzz gerado por uma data comemorativa, verifique se ela é relevante para o seu cliente

Não se esqueça de oferecer algo

Não basta enfeitar a sua loja. Para que as datas sazonais gerem negócios, o consumidor deve perceber que terá algum ganho. O mais comum é oferecer descontos, melhores condições de pagamento ou sorteios. 

Se isso for inviável para o seu negócio, presenteie o consumidor com um brinde ou com conteúdo especial. Voltemos ao nosso exemplo da loja de roupas: sem poder oferecer descontos às suas clientes, nossa empresária decidiu dar um chocolate, no dia das mães, às suas freguesas que estavam acompanhadas de seus filhos. 

Por mais singelo que um gesto desse possa parecer, ele pode ser suficiente para estreitar os laços entre a marca e o público, além de aproveitar a data a seu favor. 

Planeje suas ações antecipadamente 

As ações de marketing, como as publicações em redes sociais, posts em blogs, campanhas nas redes sociais etc. devem ser planejadas. Além de evitar atrasos no início dessas estratégias, o empresário ainda tem tempo para analisar se as mensagens estão adequadas. 

Mescle ações on e off-line 

Se a sua empresa atua nessas duas modalidades de vendas, aproveite as datas sazonais para integrá-las. Você pode oferecer cupons de descontos em seu site, convidar o cliente que viu o produto no e-commerce para testá-lo na loja física etc. Para cada segmento do comércio, existe uma infinidade de possibilidades estratégicas nesse sentido.

Viu só? As datas sazonais são uma ótima oportunidade para fazer com que a sua marca se aproxime do cliente, uma vez que ela diminui as barreiras emocionais envolvidas na compra. 

Gostou deste artigo? Então, siga o nosso blog nas redes sociais para não perder nossas próximas dicas! Estamos no Facebook!

© 2019 Public Online Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados

Certificado e associado:

Olá!
Posso te ajudar?
Powered by