Entenda o que é (e como usar) o e-mail marketing

Quando falamos de marketing digital, logo pensamos em redes sociais, sites e blogs. No entanto, o bom e velho e-mail não deve ser menosprezado, sabia? Para você ter uma ideia, em 2015, mais de 2 bilhões de pessoas usavam e-mail em todo mundo. Hoje, esse número já deve ter crescido — e muito. Por isso, sua empresa não pode ignorar o e-mail marketing. 

Contudo, criar uma estratégia de e-mail marketing requer alguns cuidados importantes. Existe uma linha tênue, que se atravessada, poderá transformar o seu e-mail em um spam indesejável. 

Para ajudá-lo a entender mais sobre esse tema, recomendamos a leitura completa deste artigo. Vamos lá?

O que não é e-mail marketing?

Nos primórdios da internet, o e-mail era tratado como uma mera reprodução das cartas no ambiente digital. Hoje em dia, isso mudou um pouco. A carta sempre foi um tipo de mensagem pessoal, enviada por pessoas que tinham algo importante para dizer.  Antigamente, as conversas leves e descontraídas eram feitas pelo telefone. 

Isso quer dizer que o e-mail marketing não pode se parecer com um malote empresarial ou com um panfleto. Ele não pode conter uma mensagem genérica!

Então, o que é um e-mail marketing?

Trata-se de uma mensagem autorizada, na qual, o cliente demonstra que tem interesse no que o seu negócio tem a dizer. Por isso, as estratégias de e-mail marketing funcionam melhor quando a marca produz conteúdo. 

O e-mail marketing deve ter uma linguagem adequada à persona, chamá-la pelo nome e sugerir temas que sejam do seu interesse, como: lista de posts interessantes do seu blog, newsletter, promoção de eventos, lançamentos de produtos etc. 

O que é uma newsletter?

Se você é assinante de jornais, como O Globo, El País, Estadão etc. você já deve ter recebido uma newsletter desses veículos. Algumas pessoas confundem e-mail marketing com esse formato. Uma newsletter é como uma revista. Seu objetivo é informar o leitor sobre um tema relevante para ele.

Como criar a minha estratégia?

Defina o formato adequado às suas personas. O ideal é que o seu e-mail não esteja carregado de textos. O uso de imagens é permitido, inclusive GIF, mas lembre-se que e-mails muito pesados podem demorar para carregar. 

Ademais, escolha um template adequado, com as cores da sua marca e que carregue de forma fácil em celulares. Em hipótese alguma compre lista de e-mails ou dispare essas mensagens sem um critério. Isso pode fazer com que o seu domínio seja penalizado, ficando sempre na caixa de spam. 

O e-mail marketing é mais uma oportunidade que as empresas têm para conseguirem se comunicar de forma eficiente com os seus clientes. Portanto, aproveite!

Se você está dando os seus primeiros passos no marketing digital e precisa de ajuda, converse com a nossa equipe. Ficaremos felizes em ajudá-lo.  

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