O que fazer para gerar leads qualificados?

Um dos maiores desafios dos empresários é conseguir gerar leads qualificados. Sem essas informações, o time de vendas das empresas pode ter muita dificuldade para trabalhar — e o pior: esses profissionais podem ter resultados ruins, devido à baixa qualidade dos leads. 

Por isso, muitos negócios recorrem a estratégias digitais para reverterem esse cenário. Acontece que, quando mal executadas, elas geram dados que atrapalham os profissionais de marketing e de vendas. 

Para ajudá-lo a entender melhor esse tema, de modo que sua empresa consiga gerar bons leads, preparamos este artigo. Boa leitura!

Produzindo conteúdo

Não importa se serão artigos, vídeos no YouTube, infográficos etc. para que uma marca consiga gerar leads qualificados, ela precisa conquistar a atenção do seu público. Na internet só é possível gerando conteúdo relevante. 

Sendo assim, não subestime os seus canais digitais (sites, blogs etc.), delegue essas tarefas para pessoas que entendam desse assunto. Alguns empreendedores tentam fazer tudo sozinhos, esquecendo-se de que existem agências especializadas nesse mercado. 

Terceirizar a produção de conteúdo da sua empresa é fundamental quando o seu negócio não tem experiência com a produção de conteúdos digitais, como a Public Online, por exemplo.

Definindo bem a sua persona

Muita gente acha que o conceito de persona é algo muito abstrato que não traz resultados práticos. Isso é um grande erro. Todas as estratégias de marketing das grandes empresas consideram as diferentes personas que elas precisam atingir. 

Acontece que criar uma persona não é apenas redigir um rascunho do seu cliente ideal. Trata-se de uma análise aprofundada sobre todos os dados que o negócio tem do público-alvo. 

Estude suas métricas para saber como gerar cada vez mais leads qualificados

Taxa de abertura de e-mail, número de cliques, visualizações nos sites etc. Todos esses dados são valiosos na hora de gerar leads qualificados. Eles revelam como o seu leitor (e futuro cliente) interage com a comunicação da marca. 

Isso pode fazer com que a empresa mude, rapidamente, sua estratégia, caso perceba que ela não está dando certo. 

Crie campanhas eficientes

Google e Facebook são ferramentas que têm profundo conhecimento sobre quem as usa. Isso não significa que essas empresas conheçam, com profundidade, o cliente da sua marca. 

Portanto, você não deve deixar toda a responsabilidade das campanhas nas mãos desses sites. A eficiência deles também depende da qualidade das campanhas que sua empresa criará. Caso elas sejam ruins, todo o processo de geração de lead fica comprometido. 

Recorrendo ao e-mail para conseguir leads qualificados

Os e-mails continuam sendo poderosas ferramentas de comunicação, com uma taxa de entrega muito maior do que das redes sociais, afinal de contas, eles não têm algoritmos. 

O bacana do e-mail marketing é que é possível visualizar todo o processo de funil de vendas nessa ferramenta. Todavia, ele é mais eficaz quando faz parte de uma estratégia de marketing que contempla vários canais. 

Como vimos, gerar leads qualificados exige uma postura crítica da empresa sobre os seus objetivos, sobre o público e de como ela pode contribuir com o seu cliente ao gerar conteúdo. 

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