O que são buyers personas?
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Para conseguir obter sucesso em seu negócio, é importante que você estude o mercado que está ou qual deseja entrar, já que há muitas pessoas que podem ser seus possíveis compradores, assim como aqueles que nem se quer vão se interessar no que você deseja vender.

Mas isso não vai acontecer porque seu produto ou serviço é ruim, e sim porque as pessoas que o negaram não são o perfil de buyer persona de seu negócio. Ficou confuso com esse termo?

Nesse artigo nós te explicamos o que são buyers personas e como aderir a isso.

A versão mais aprofundada de seu público-alvo

Antes de começarmos a explicar o que são buyers personas, é necessário que você saiba o que é público-alvo. Essa é a segmentação abrangente de seus possíveis clientes, onde são realizadas pesquisas para conseguirmos saber qual grupo de pessoas podem demonstrar um possível interesse em seu negócio.

 Em uma explicação rápida, este é o conglomerado de pessoas que são suscetíveis a comprar seu produto. Mas esse método tem como uma “falha” a abrangência, e caso queira conhecer ainda mais o perfil de seus compradores vale a pena você investir na construção de buyers personas.

Essa é a técnica que empresas utilizam para conseguir saber qual seria seu cliente ideal. Basicamente é feito uma personificação da pessoa que pode com 100% de certeza adquirir produto de uma determinada empresa. São criados perfis ficcionais para saber a melhor abordagem.

Isso é muito utilizado por agências de marketing como a Public Online, para assim conseguir atingir diretamente os clientes de um determinado contratante.

E como as buyers personas são definidas?

Não há como fazer uma persona corretamente por meio de suposições ou “achismo”, vai ser necessário que você estude muito bem seu público para conseguir montar o perfil que deseja. Há como criar mais uma personificação para seu empreendimento, mas apenas uma é a ideal. Tenha em mente que, quanto mais você souber, mais você vai conseguir atingi-lo.

 Muitas são as perguntas que você pode fazer, mas é importante focar em questões que envolvam a rotina de seu cliente, assim como perguntar sobre seu trabalho (cargo, empresa, habilidades e ferramentas), empresa (tamanho e nicho), os objetivos pessoais e profissionais, desafios, informações pessoais como sexo e idade e também sobre hábitos de compra.

Feita toda a pesquisa, é hora de juntar todas as informações e começar a elaborar suas buyers personas. Comece a cruzar os dados e procure semelhanças entre as respostas.

Sabe as perguntas que você fez para as pessoas? Responda elas de acordo com os dados que coletou e assim você vai montar o perfil ideal de comprador de seu produto.

Como dissemos, você pode montar mais de uma persona para seu empreendimento, mas é importante não exagerar. Para saber quantos de quantos “compradores ideais” seu negócio precisa, tenha em mente o tamanho de seu empreendimento. 3 buyers personas são necessárias para que você tenha uma abrangência em seu trabalho.

Trabalhando com os dados que você coletou

Depois de cruzar as informações é hora de começar a criar os perfis ficcionais. É hora de começar a personificar, literalmente – dê um nome, idade, gênero, orientação sexual, hábitos e realizações, assim como os possíveis problemas que essa pessoa tem – responda também como sua empresa pode sanar as “dores” pessoais e profissionais, sempre citando os serviços que você oferece.

Você pode estruturar todos esses dados em uma tabela no Word para ficar mais fácil para trabalhar, e até mesmo escolher uma foto para essa “pessoa” ficar mais real. Depois que elaborar todas suas personas, você vai saber como deve abordar seus clientes de forma certa.

Use essas personas para tudo o que você criar: postagens nas redes sociais, textos para blogs, e-mails, e até mesmo CTA (Call-To-Action, ou chamada para interação).

Aqui na Public Online, nós usamos essa técnica para chegar até seu público de maneira eficácia, independente de onde você realizar suas ações. Entre em contato para saber como trabalhamos!

O que achou das buyers personas? Você usaria em seu empreendimento? Comente abaixo!

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