Segmentação de clientes: a internet pode ajudá-lo nessa missão?

Entender o conceito de segmentação de cliente é muito importante para qualquer negócio, pois isso ajuda a empresa a definir as estratégias de marketing que serão usadas pelos vendedores.

Contudo, muitas empresas não sabem como fazer isso. Esse desconhecimento é natural, uma vez que o empresário conhece muito o sobre o seu produto ou serviço, mas nem sempre teve tempo para estudar os conceitos avançados do Marketing.

Se você quer entender um pouco mais sobre segmentação de clientes, acompanhe os tópicos deste artigo!

A segmentação de clientes é fundamental

Ideias de negócios muito abertas tendem a falhar, pois não oferecem dados para que o empresário tome decisões básicas. Por exemplo: o local ideal para a sede da empresa, o preço do produto, o desenho da embalagem, a forma do atendimento etc.

Cada resposta de uma dessas perguntas significa um investimento que precisará ser realizado pelo empreendimento. Agora, imagine fracassar em todos esses investimentos? Não precisa ser nenhum especialista para saber que a empresa não sobreviveria.

Aprendendo a segmentar

Os primeiros questionamentos sobre esse assunto devem surgir quando o empreendedor ainda está desenhando o seu plano de negócios. Nesse momento, ele precisa avaliar o mercado no qual está inserido, realizando uma análise de concorrência.

Outra maneira interessante é pesquisar junto ao seu público-alvo quais são as suas características na hora de consumir produtos semelhantes.

Como as empresas falham nessas duas tarefas? Simples, achando que esses estudos se resumem a criar um questionário on-line — como se os negócios fossem trabalhos de estudantes universitários.

Esses dados vão ajudá-lo a entender características valiosas do seu consumidor, como:

  • região em que vive;
  • sexo;
  • escolaridade;
  • faixa de renda.
  • profissão;
  • estilo de vida etc.

O poder dos dados da internet

Atualmente, existem outras formas de se colher informações valiosas dos clientes, de modo que elas ajudem a empresa a traçar suas estratégias e metas: são as métricas de sites e redes sociais.

Cada decisão que uma pessoa toma enquanto visita um site, lê um blog ou visualiza um post no Facebook pode ser usada para gerar relatórios poderosos, capazes de demonstrar quais serão os melhores caminhos para a próxima campanha de marketing da empresa.

Contratando uma boa equipe

Para conseguir usar o marketing digital na segmentação de clientes, é fundamental que a empresa contrate empresas experientes para ajudá-la nessa missão. Caso contrário, dificilmente o negócio conseguirá aproveitar essa oportunidade.

A Public Online atua nesse mercado desde 2011. Com grande expertise em comunicação e marketing digital, a empresa consegue gerar resultados que demonstram a eficiência dos dados do mundo digital na segmentação de clientes.

Se você quer entender como esse conceito pode ajudar o seu negócio a vender mais, converse com um dos nossos especialistas agora mesmo!

© 2019 Public Online Marketing Digital | Todos os Direitos Reservados

Certificado e associado:

Olá!
Posso te ajudar?
Powered by