Você sabe o que é um funil de vendas? digite seu texto para uma breve descrição da pagina
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Dentro do Inbound Marketing existem diversos conceitos primordiais que te ajudam a aumentar os resultados comerciais da sua empresa. O funil de vendas é um dos conceitos indispensáveis para que o marketing de atração seja bem-sucedido. É provável que sem um funil bem definido e monitorado, você esteja perdendo clientes.

Neste guia nós iremos te explicar o que é e como funciona um funil de vendas.

O que é?

Também conhecido como pipeline, o funil de vendas é um modelo estratégico que indica o caminho do cliente desde o primeiro contato com seu empreendimento até a concretização da venda. Em outras palavras, ele é uma representação do trajeto percorrido pelo cliente até o fechamento da compra.

Este procedimento possibilita conduzir seu consumidor a partir do momento em que ele toma conhecimento de um serviço oferecido pela sua empresa até fechar negócio.

Como funciona?

O processo de compra ocorre em etapas. O avanço desses estágios revelam o quão próximo o cliente está de comprar determinado serviço ou produto.

Um consumidor que apenas ouviu falar sobre sua solução está menos preparado para investir do que um que já leu as avaliações de seu site. As etapas do funil de vendas servem para determinar o nível de maturidade em que o cliente se encontra.

O funil é dividido em 3 partes: topo, meio e fundo. São conhecidas também pelas siglas TOFu (Top Of the Funnel), MOFu (Middle Of the Funnel) e BOFu (Bottom Of the Funnel).

O topo é conhecido como a fase do aprendizado e descoberta, pois até aqui, a pessoa ainda era indiferente a própria necessidade ou problema, ou seja, não buscava nenhum serviço ou produto por desconhecer tal demanda.

Este primeiro contato com sua solução deve ser garrido de materiais que ajudem seu visitante a diagnosticar e entender o problema. Esse é o primeiro passo para que a pessoa continue a caminhar pelo funil.

No meio temos a fase de reconhecimento do problema e a consideração da solução. Isto quer dizer que o visitante já leu bastante sobre o assunto e entendeu que tem uma demanda a ser suprida. Agora, ele procura por maneiras de resolvê-la e é sua responsabilidade expor dicas e técnicas que podem ajudá-lo.

Aqui, geralmente, começamos a lidar com pessoas que já interagiram com seu conteúdo e forneceram algumas informações básicas de contato em troca de determinado material. Esses leads não sabem como solucionar o problema e começam a considerar diversas resoluções, inclusive a compra de um serviço. Ainda assim há dúvidas se essa é a melhor opção para o caso.

Deixe claro que seu propósito é ajuda-lo e não enfiar uma venda goela abaixo. Dessa forma você estabelece uma relação de confiança que só trará benefícios quando o lead já estiver pronto para avançar mais uma etapa.

No fundo do funil, por fim, estamos lidando com os MQLs (Marketing Qualified Leads), isto é, leads que já passaram por todo processo de educação e que foram classificados pelo marketing como qualificados para receberem o contato de um vendedor.  Este tipo de cliente já tem ciência de que precisará contratar um serviço para resolver seu problema.

Se o processo foi efetuado corretamente até aqui, sua empresa já foi reconhecida como referência de mercado em quem ela pode confiar para negociar. Agora, é o momento certo de mostrar que você é o parceiro ideal para ela. Após algumas comparações, a MQL vai escolher a melhor alternativa, fechando assim o funil de vendas e realizando a compra. Dessa forma, ela passa a ser um cliente.

Agora que você entendeu o que é e como funciona um funil de vendas, que tal aplicar em seu negócio? A Public Online ajuda sua empresa a fidelizar leads e aumentar suas vendas! É só clicar aqui.

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